Dicas ergonômicas para trabalhar no computador PDF Imprimir E-mail


O uso do computador é uma constante na vida da maioria das pessoas, seja ele um desk top ou um lap top. O desk top, ou computador de mesa, é mais adequado para trabalhar por longos períodos de tempo porque ele oferece ao usuário melhores condições ergonômicas para o trabalho. O lap top foi, inicialmente, criado para ser um computador de uso temporário em situações de deslocamento do usuário, mas nos dias de hoje muitas pessoas tem utilizado o equipamento como computador de mesa, por longos períodos de tempo. As dimensões reduzidas da tela e do teclado e o tipo mouse do lap top são fatores que podem predispor o indivíduo a ter sintoms nas mãos, punhos, cotovelos, ombros e coluna cervical.
Durante a utilização do computador a atenção está direcionada ao trabalho e, frequentemente, o indivíduo não se preocupa com o seu posicionamento, exceto quando ele começa a perceber algum sinal de dor, tensão, desconforto visual ou dor de cabeça.
SEgue abaixo algumas dicas de como adaptar a postura e o mobiliário de forma a minimizar as tensões musculares e desconfortos durante as horas de trabalho.
1)      Pés SEMPRE apoiados no chão
2)      Membros encaixados sob a mesa
3)      Joelhos em 90º
4)      Costas apoiadas no encosto e quadril encaixado no vão da cadeira


5)      Ombros relaxados e cotovelos em 90º apoiados (se possível) e ligeiramente próximos ao tronco
 

      7)      Olhar inclinado para baixo cerca de 30º em relação o centro da tela

       8)      Posicionar o mouse de forma que o cotovelo permaneça próximo ao tronco



 

 obs : todas as figuras foram extraídas do livro O corpo no trabalho  : guia de conforto e saúde para quem trabalha com computadores – Primo A. Brandimiller - Ed. Senac